sexta-feira, 31 de março de 2017

Ouvidoria Participa

A Ouvidoria da Anvisa participa da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação

Nos dias 14, 15 e 16 de março, a Ouvidoria da Anvisa participou da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. O objetivo do evento foi o de ampliar o conhecimento e a discussão de assuntos relativos ao trabalho das ouvidorias e de temas de acesso à informação, na busca da melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos.

Neste ano, os principais temas abordados foram o papel das ouvidorias no combate à corrupção, mecanismos inovadores de desburocratização e de interação entre sociedade e Estado e o uso do Direito de Acesso à Informação como instrumento de proteção do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. 

Ouvidoria Participa

Ouvidoria da Anvisa participa de Seminário sobre Trilhas de Aprendizagem

A Ouvidoria da Anvisa participou nesta quinta (30) do Seminário de Gestão de Pessoas: Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público que foi ministrado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Estiveram presentes na capacitação servidores de 20 estados brasileiros e de aproximadamente 100 órgãos e entidades públicas.
As trilhas de aprendizagem são um conjunto integrado e sistemático de ações de desenvolvimento que recorrem a múltiplas formas de aprendizagem. O objetivo é produzir conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências – o que engloba conteúdo teórico, habilidades e atitudes – requeridas para o desempenho dos diferentes níveis ocupacionais no dia a dia profissional. Continuamente, estas competências aprimoradas é que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da entidade. Quando se fala em um conjunto sistemático, quer dizer que as trilhas de aprendizagem são sequências de atividades elaboradas em diferentes mídias com o objetivo de serem complementares entre si e de construírem o conhecimento a respeito de um tema. Em resumo, se pudéssemos definir em uma frase, diríamos que são experiências de aprendizagem planejadas para tornar o processo de absorção de conhecimento mais efetivo e adequado aos diferentes perfis de profissionais. Para superar as dificuldades na operacionalização das trilhas, especialmente quanto à aderência dos colaboradores, é necessário refletir e entender como surge o interesse do indivíduo em aprender determinado tema, como o ambiente de trabalho e estilo de gestão promovem a aprendizagem, e o sistema de formação e avaliação fornecidos ao aluno.

Ao longo da palestra Trilhas de Aprendizagem por Competências no Setor Público, o professor e doutor em Economia, Pedro Carbone, comentou sobre a importância de se montar capacitações customizadas e aplicadas aos processos de trabalho. “O treinamento não pode ser um fim em si mesmo, ele deve cumprir um objetivo, melhorar o resultado da empresa, no caso do setor privado, ou melhorar a satisfação do cidadão, no setor público. Para além das competências transversais, os servidores devem se aperfeiçoar nas competências específicas para o exercício das atribuições. O caminho é permitir que o usuário escolha o que é bom para si, a partir de uma oferta pulverizada e customizada de cursos, buscando resultados concretos”, salientou Carbone.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Ouvidoria Participa

Palestra sobre o Programa de Desenvolvimento Gerencial conta com a participação da Ouvidoria

A Ouvidoria da Anvisa participou nesta segunda (27) do evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) 2017 da Anvisa. A palestra foi ministrada pelo filósofo Mário Sérgio Cortella com o tema “Qual é a sua obra?”. Durante a palestra, Cortella explicou a importância de desenvolvermos a insatisfação negativa no nosso dia a dia a fim de alcançarmos melhores resultados, abordou aspectos sobre a excelência de serviços e, também, sobre a cultura da mediocridade que impera em muitas instituições. Eventos como esse são importantes, pois agem como catalisadores no processo de reciclagem interna da Agência, permitindo a formação de uma reflexão crítica sobre o que fazemos, e onde queremos chegar como Agência reguladora.  

Uma das prioridades do Plano de Capacitação da Anvisa é promover o desenvolvimento do corpo gerencial da Agência, permitindo ainda a formação de sucessores. 

No ano de 2017, a Anvisa contará com a parceria da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das mais conceituadas escolas de gestão do pais e do mundo. A FDC foi eleita pelo 11º ano consecutivo a melhor escola de negócios da América Latina, segundo o ranking de educação executiva lançado em maio de 2016 pelo jornal britânico Financial Times. A Dom Cabral ocupa ainda o 17º lugar no ranking mundial das melhores escolas de negócios segundo o jornal britânico.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Ouvidoria Participa

Ouvidoria da Anvisa participa de treinamento do Portal iHelps

A Ouvidoria da Anvisa participou na última quarta (22), do treinamento e apresentação do Portal iHelps, promovida pela empresa OPTIONLINE. A Ouvidoria foi representada pelo Assistente Ricardo Nascimento. O evento tratou das diversas funcionalidades para pesquisas no banco de dados do portal iHelps, relacionando uma excelente base de conhecimento e pesquisa para os que trabalham com produtos ligados à Vigilância Sanitária.
A base de informações e tecnologia do portal iHelps auxilia tanto no trabalho dos fiscais de Vigilância Sanitária quanto da área de monitoramento de medicamentos, alimentos, agrotóxicos e cosméticos da Anvisa.
Uma das Ferramentas apresentadas é o FormulaCheck, que como o próprio nome já diz permite checar as fórmulas das substâncias pesquisadas.
Além dessa, outra novidade apresentada foi o dispositivo SMART, que trabalha como um espectrofotômetro, e lê o espectro de luz absorvida pela amostra na faixa de comprimento de onda entre 900 e 1700 nm. 

A tecnologia SMART permite reconhecer em instantes se uma amostra é compatível com o fingerprint de uma referência escolhida. 

quinta-feira, 23 de março de 2017

Ouvidoria Participa

Ouvidoria da Anvisa participa de reunião sobre Plataforma de Cidadania  Digital

A Ouvidoria da Anvisa participou nesta quinta (23), de reunião para tratar da Plataforma de Cidadania Digital, instituída pelo Decreto no 8.936 de 2016. A Ouvidoria foi representada por sua Ouvidora, Vanilda Alves, e o seu Assessor, André Magela.
O Decreto no 8.936, de 19 de dezembro de 2016, propõe a criação de um canal único e integrado do Governo Federal para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.
Para a coordenação interna das iniciativas relativas à Plataforma foram indicadas a Ouvidoria, a Diretoria de Gestão Institucional e o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI). A reunião foi conduzida pela equipe do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a qual apresentou as ferramentas e o termo de referência em construção no âmbito do projeto. Participaram, também, representantes das seguintes áreas da Agência: Gerência de Gestão Documental (GEDOC), Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN), Coordenação de Gestão da Transparência e Acesso à Informação (CGTAI) e Gerência Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP)
O objetivo desta plataforma é construir uma plataforma única de serviços do Governo em que todo o conjunto de serviços dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal estejam à disposição dos cidadãos, gerando maior acessibilidade dos serviços à sociedade como um todo.