quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Benchmarking Ouvidoria Agências Reguladoras


Encontro entre Ouvidoria da Anvisa e da ANA

No último dia 27 de Fevereiro, a Ouvidoria da Anvisa, representada pelo Ouvidor Interino André Magela e os servidores Ottoni Filho e Suzana Flores, participou de reunião na Agência Nacional das Águas (ANA), que contou com a presença do Ouvidor e Corregedor Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcelos. Tais encontros fazem parte de iniciativa da Ouvidoria da Anvisa para 2019, em que estão programadas inúmeras visitas de benchmarking com as Ouvidorias das Agências Reguladoras a fim de se fomentar trocas de experiências e aprendizado.
Durante a reunião, o Ouvidor da ANA comentou acerca da inexistência formal da Ouvidoria no regimento interno da ANA, sendo por ele acumuladas as funções de Corregedor, Ouvidor e autoridade da Lei de Acesso à Informação. Sua função, no âmbito da Ouvidoria, tem sido entre outras a de prevenir conflitos.
O Ouvidor André Magela comentou que no âmbito da Anvisa existe, hoje, um espaço mensal para discussão sobre saúde mental e estresse no trabalho, que são conhecidas como Rodas de Conversa, ação iniciada pela Ouvidoria e em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas há mais de 4 meses.
Os dois Ouvidores concordaram que o ideal em casos de conflitos no trabalho entre servidores é utilizar-se da prática de mediação, onde pela composição se busca estabelecer a via de menor desgaste.
A Ouvidoria deve estabelecer-se como instância legítima de ausculta diferenciada tanto externa, voltada para a sociedade, como internamente, a fim de se receber denúncias e reclamações dos agentes públicos do órgão.  Neste sentido, vale destacar o papel proativo da Ouvidoria em se instigar práticas que venham fomentar cada vez mais uma maior aproximação com os demandantes.  
O Ouvidor da ANA referiu-se ao recente desastre acontecido em Brumadinho, barragem mineral da Vale que trouxe grande comoção em todo o País, onde aquela Ouvidoria tem sido muito demandada, porém não configurando como instância competente, por se tratar de assunto concernente à Agência Nacional de Mineração (ANM).
Por fim, o Ouvidor da ANA parabenizou o Ouvidor da Anvisa, André Magela, pela iniciativa de troca de informações e procedimentos entre as Ouvidorias a fim de se estreitar cada vez mais maior aproximação entre as Ouvidorias das Agências.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Ouvidoria Participa


Ouvidoria participa do Café Anvisa

A Ouvidoria da Anvisa, representada pela servidora Suzana Flores, participou do Café Anvisa no último dia 22/02, cuja temática foi Ambiente de Trabalho Digital. O Diretor-presidente da Agência, Willian Dib, promoveu a abertura do evento, que contou com a participação de Yandra Torres, gerente geral de Gestão de Pessoas,  Carlos Ponte, Diretor-Geral da UNIVISA e, também,  do consultor Gustavo Netto, Diretor Senior da Gartner.
O palestrante da Gartner trouxe uma importante perspectiva de como será o trabalho na próxima década, e de como o trabalho digital deverá ser mais requisitado, tanto na iniciativa privada quanto no âmbito da administração pública, destacando também a importância de que os servidores sempre busquem se manter atualizados com novas tecnologias e perspectivas. Além disso, abordou os benefícios do Digital Workplace – um conjunto de tecnologias e práticas que permitem que você trabalhe de forma colaborativa – como o aumento da produtividade; capacitação; flexibilidade no trabalho; eficiência na gestão dos processos operacionais, entre outros.
Durante o debate foram discutidas as experiências da Anvisa com a implantação do teletrabalho, com depoimentos de servidores que já estão nesse processo, momento em que abordaram os pós e contras desta nova tendência. Atualmente, o número de servidores que encontram-se em teletrabalho na Agência são 404.
A gerente Yandra esclareceu que a Agência tem grande interesse no processo de teletrabalho ou DCA, visto que os resultados obtidos até agora são positivos, tanto pelo aumento da produtividade,  quanto pela economia gerada com menos servidores no ambiente físico da instituição – discurso que foi corroborado pelo Diretor Willian Dib. Ademais, foi esclarecido que o teletrabalho sofreu algumas mudanças, e que tem passado por um processo de revisão continua. Por fim, foi observado que o trabalho desenvolvido de forma colaborativa, digital e remota tem disseminado boas práticas e aumentado o engajamento e a agilidade dos servidores.​

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Benchmarking Ouvidoria Agências Reguladoras


Ouvidoria da Anvisa visita a Ouvidoria da ANTT

No último dia 20/02, a Ouvidoria da Anvisa, representada pelo ouvidor interino André Magela e pelos servidores Ottoni Filho e Suzana Flores, promoveu encontro com a Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, em que estiveram, também, presentes o ouvidor Caio Cesar Nogueira e o ouvidor substituto Leonardo Cavalcanti. O encontro faz parte de iniciativa estratégica de planejamento de benchmarking da Ouvidoria da Anvisa, que consiste na programação de visitas às Ouvidorias das agências reguladoras para 2019, a fim de se fomentar novas trocas de experiências e aprendizado.
Durante a reunião os ouvidores salientaram a importância desta aproximação o que trará impacto direto sobre o aperfeiçoamento, desburocratização e racionamento de processos para melhor atender à sociedade.
Nessa perspectiva, a experiência da ANTT como intermediadora de interesses entre sociedade e a Agência realiza-se por meio de manifestações, as quais são cadastradas em banco de dados, protocoladas, analisadas e respondidas pelos seguintes meios de contato: telefone (166), formulário eletrônico, atendimento online, atendimento presencial e correspondência.
As demandas se classificam em modalidades de manifestações como pedido de informação, reclamação, sugestão, elogio, denúncia e outras solicitações, como pedido de simplificação de procedimento. Os pedidos de informação têm quantitativamente um peso maior dentre os registros, correspondendo a aproximadamente 80% das demandas.
A Ouvidoria Interna da ANTT também é conhecida como Voz do Servidor e deve ser compreendida como um veículo para contribuir para a melhoria institucional do ambiente laboral. Vale destacar, que a Ouvidoria da Anvisa, também, possui uma ausculta tanto externa como interna, sendo esta última direcionada tanto a servidores como terceirizados, sendo a Ouvidoria a instância legítima para o recepcionamento de denúncias e reclamações por parte de todos os agentes públicos da Casa.
Por fim, são elaborados relatórios gerenciais na Ouvidoria da ANTT com a motivação de prestar contas à sociedade e a outros setores da ANTT sobre as manifestações registradas na central de atendimento, além de conterem recomendações para o aperfeiçoamento dos serviços prestados, conforme a ótica do usuário.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Ouvidoria Promove


Ouvidoria e GGPES promovem a primeira Roda de Conversa de 2019

A Ouvidoria da Anvisa, em parceria com a GGPES promoveu na tarde do dia 13/02/2019, a primeira Roda de conversa de 2019. O assunto desta vez foi ‘Comunicação não violenta e Mediação de conflitos’. O evento contou com a participação do Ouvidor Interino, André Magela, e da Gerente Geral de Gestão de Pessoas, Yandra Torres. Como facilitadora, tivemos a ilustre presença da dra.  Eutália Maciel Coutinho, juíza de Direito aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e instrutora de cursos de mediação realizados ou supervisionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo conhecido por sua capacidade de inspirar ação compassiva e solidária. Ensinada há mais que 40 anos por uma rede mundial de mediadores, facilitadores e agentes voluntários, fundada pelo psicólogo Dr. Marshall Rosenberg, a CNV está sendo utilizada em cada nível da sociedade por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz.

No coração da Comunicação Não-Violenta está a dinâmica que dá fundamento à cooperação – nós seres humanos agimos para atender necessidades, princípios e valores básicos e universais. Com a consciência que esta constatação nos fornece, passamos a enxergar a mensagem por trás das palavras e ações dos outros, e de nós mesmos, independente de como são comunicadas. Assim, as críticas pessoais, rótulos e julgamentos dos outros, seus atos de violência física, verbal ou social, são revelados como expressões trágicas de necessidades não atendidas. Além de uma abordagem de clareza e mediação pessoal, a CNV possibilita mudanças estruturais no modo de encarar e organizar as relações humanas (gestão de grupos e organizações) e na questão da responsabilidade, diminuindo a chance de agressões ou dinâmicas de grupo opressoras.

Para o Ouvidor Interino, André Magela, o objetivo destes encontros mensais é o de principalmente sensibilizar a todos os participantes sobre a importância da Ouvidoria Interna, bem como do Serviço de Acolhimento ao Servidor/GGPES, como importantes canais de suporte na Agência, bem como o de oportunizar a construção de um espaço de debates entre os servidores e terceirizados sobre saúde, bem-estar no trabalho e soluções de conflitos, a fim de se instigar cada vez mais uma cultura de melhoria de relacionamentos interpessoais na Agência. Neste ano de 2019, os encontros serão promovidos uma vez por mês, na sala de treinamento da GGPES. Para saber mais clique aqui.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Ouvidoria Promove


Ouvidoria promove reunião no MDH para definir fluxo de demandas sobre racismo

A Ouvidoria da ANVISA, representada pelo Ouvidor Interino André Magela e o servidor e integrante do coletivo NEGRANVISA Sérgio Otávio, participou de reunião no Ministério de Direitos Humanos (MDH) que contou com a presença do Ouvidor Nacional Fernando César e a Coordenadora-Geral da Ouvidoria Sueli Francisca, no dia 14/02/2019, para tratar sobre o fluxo que a Ouvidoria da ANVISA pode estabelecer para solucionar eventuais demandas sobre racismo no âmbito da Agência.
O tema foi abordado como consequência das ações iniciadas para a comemoração do Dia da Consciência Negra, que aconteceu nas dependências da autarquia.  A troca de informações e o conteúdo passado na palestra do evento foi visto pelo coletivo como um ponto importante a ser observado, podendo ser um momento em que o servidor se sinta seguro para denunciar qualquer caso de racismo que tenha sofrido dentro da ANVISA. A aproximação com a Ouvidoria do MDH constitui um pontapé inicial para a programação de atividades de benchmarking já agendadas pela Ouvidoria da ANVISA para 2019. Outros tipos de denúncias com teor agressivo e direcionadas a servidores da Casa também podem ser enquadradas no fluxo que será desenhado entre a Ouvidoria e o MDH.