quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Tema de Destaque Setembro/Outubro - 2017


            Indisponibilidade na geração de GRU e emissão de protocolos

No último bimestre, a Ouvidoria da Anvisa constatou por meio de inúmeras manifestações dos usuários, mais uma indisponibilidade na geração de GRU no peticionamento eletrônico; no total foram 270 reclamações, referentes ao período de Setembro/Outubro, sobre este problema. O entrave decorreu em consequência da instabilidade que afetou alguns sistemas da Casa, impactando diretamente nos processos de peticionamento de registros, notificação de produtos, cadastramento de empresas, emissão de certificados, solicitação de AFE, processos de Licença de importação (LI), dentre outros.
Seguem abaixo algumas demandas que selecionamos sobre este assunto:

Procedimento cadastrado em 02/10/2017: FALHA NA EMISSÃO DA GRU - PETICIONAMENTO ELETRÔNICO.

“Ilustríssimo (a) Senhor (a),
 (...) informo que realizei o procedimento passado por vocês, mas a falha na emissão da GRU persiste, apresentando o mesmo erro: Falha de comunicação com o Banco do Brasil para o registro e emissão da GRU. Tente mais tarde pela opção "Impressão de 2ª via de documentos (petição e guia)", do Menu de Serviços do Sistema de Peticionamento. É vergonhoso para uma agência do nível da ANVISA, passar procedimentos errados aos seus usuários! Vejo que a melhor forma de resolver a presente situação, seria vocês gerar a guia da transação nº w, que gerei hoje 02/10/2017 e encaminhar para o meu e-mail XXX@outlook.com. Ou então, corrijam o CEP no meu cadastro junto ao Sistema da ANVISA ou junto a COAFE, pois ainda consta no sistema da ANVISA o CEP incompleto (63950-00) faltando um zero após o 950, pois o CEP correto é 63950-000. Sendo assim, aguardo retorno urgente, pois a presente situação está me trazendo prejuízos irreparáveis”.

Procedimento cadastrado em 09/10/2017: Peticionamento eletrônico - Licença de Importação: x, Dossiê: y
“Prezados,
Vinculamos no dia 02.10.2017 o dossiê no Portal Siscomex, no entanto, até o momento não foi gerado no site Anvisa / Caixa Postal o Peticionamento de importação para pagamento do GRU. O cliente tem urgência no desembaraço do processo, desta forma, solicitamos auxilio para que o problema seja resolvido”.

A Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN) responsável pela gestão da TI na Anvisa, de posse do volume de reclamações, realizou uma análise criteriosa dos motivos causadores da indisponibilidade. 
Conforme noticiado pela Anvisa, foram detectadas falhas na comunicação entre o Sistema de Peticionamento Eletrônico de Importação da Agência e o sistema Visão Integrada do Comércio Exterior – VICOMEX, parte integrante do Portal Siscomex, o que impossibilitou momentaneamente a integração entre ambos, em particular para a emissão de Guia de Recolhimento da União - GRU.
O Portal VICOMEX é hospedado pela empresa pública, Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO.
Com o apoio das novas soluções tecnológicas implantadas pela GGTIN nos últimos meses e que estão acessíveis através do endereços:  https://disponibilidade.anvisa.gov.br/ e https://performance.anvisa.gov.br/ foi possível monitorar a evolução dos problemas e acionar o SERPRO com prazos menores, o que fez com que o sistema voltasse ao funcionamento normal com o menor prazo possível.
Com vistas a tornar a comunicação mais célere a DIGES está em contato com SERPRO com o objetivo de criar um canal de comunicação entre ANVISA e SERPRO dada a importância do sistema para os Portos e Aeroportos Brasileiros.
Assim, em 09/10, a maior parte dos protocolos de peticionamento de processos e a dificuldade na geração de GRUs já podiam ser solicitados e emitidos normalmente. Após uma semana, ainda havia algumas reclamações pontuais de usuários, porém ao questionar a GGTIN fomos informados de que o ambiente ainda estava passando instabilidades, mas que estas não impactariam sobremaneira a atuação das equipes.
Neste contexto, a Ouvidoria parabeniza os esforços conjuntos demandados para a solução das instabilidades relatadas. Ademais, sugerimos o monitoramento periódico dos sistemas da Casa a fim de gerar maior previsibilidade de tais problemas, de forma que os prejuízos do setor regulado sejam cada vez mais mitigados, na busca de padrões de excelência para a sociedade.


Produção/Revisão textual: Ouvidoria e Gerência Geral de Tecnologia (GGTIN)

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